Qual seria o resultado do cruzamento de um cavalo, uma ovelha e um poodle? A resposta correta são os Bashkir Curlies, uma raça de cavalo norte-americana com uma pelagem extremamente felpuda e encaracolada. Porém, lembre-se: esse belíssimo casaco de pelos só pode ser visto durante o inverno, quando a raça exibe todo seu potencial.
Os Bashkir Curlies podem ser vistos em todos os tamanhos, cores e tipos de corpo, além de possuírem um gene único na raça para os “cabelos encaracolados“, mas no verão esses fios mostram apenas uma leve ondulação ou caem completamente.
Apesar do desconhecimento sobre a origem da espécie, é sabido que os primeiros Bashkir Curlies norte-americanos foram criados na região de Central Nevada, nos Estados Unidos. Em 1898, Peter Damele encontraram três espécimes cavalgando pelas montanhas da região e resolveram levá-los para seu rancho, onde se tornariam os primeiros criadores de cavalos com pelagem encaracolada.
Um dos fatores marcantes sobre os Bashkir Curlies é a variedade como o gene dos cabelos enrolados pode se manifestar dentro da raça. Enquanto alguns cavalos podem apresentar os fios ondulados apenas na região dentro das orelhas e em seus tornozelos, outros possuem uma pelagem extremamente densa e muito encaracolada.
Além disso, acredita-se que essa é a única raça de cavalo no mundo totalmente hipoalergênica. Isso significa que a maioria das pessoas que sofrem com alergias decorrentes dos pelos de animais sinta-se confortável na presença dos Bashkir Curlies.
De acordo com as pesquisas, esse fator seria resultado da falta de uma proteína específica nos cabelos ondulados da raça, que é a principal desencadeadora de reações alérgicas em seres humanos.
Créditoshttps://www.megacurioso.com.br/ciencia/116609-bashkir-curly-o-cavalo-dos-belos-pelos-encaracolados.htm