Bashkir Curly, o cavalo de belos pelos cacheados

Qual seria o resultado do cruzamento de um cavalo, uma ovelha e um poodle? A resposta correta são os Bashkir Curlies, uma raça de cavalo norte-americana com uma pelagem extremamente felpuda e encaracolada. Porém, lembre-se: esse belíssimo casaco de pelos só pode ser visto durante o inverno, quando a raça exibe todo seu potencial. 

Publicidade

Os Bashkir Curlies podem ser vistos em todos os tamanhos, cores e tipos de corpo, além de possuírem um gene único na raça para os “cabelos encaracolados“, mas no verão esses fios mostram apenas uma leve ondulação ou caem completamente.

https://www.instagram.com/p/B8MtLalFtTX/?utm_source=ig_embed

Apesar do desconhecimento sobre a origem da espécie, é sabido que os primeiros Bashkir Curlies norte-americanos foram criados na região de Central Nevada, nos Estados Unidos. Em 1898, Peter Damele encontraram três espécimes cavalgando pelas montanhas da região e resolveram levá-los para seu rancho, onde se tornariam os primeiros criadores de cavalos com pelagem encaracolada. 

<
Publicidade
https://www.instagram.com/p/CG2rnYcHhMa/?utm_source=ig_embed

Um dos fatores marcantes sobre os Bashkir Curlies é a variedade como o gene dos cabelos enrolados pode se manifestar dentro da raça. Enquanto alguns cavalos podem apresentar os fios ondulados apenas na região dentro das orelhas e em seus tornozelos, outros possuem uma pelagem extremamente densa e muito encaracolada.

Além disso, acredita-se que essa é a única raça de cavalo no mundo totalmente hipoalergênica. Isso significa que a maioria das pessoas que sofrem com alergias decorrentes dos pelos de animais sinta-se confortável na presença dos Bashkir Curlies.

De acordo com as pesquisas, esse fator seria resultado da falta de uma proteína específica nos cabelos ondulados da raça, que é a principal desencadeadora de reações alérgicas em seres humanos.

Publicidade

Créditoshttps://www.megacurioso.com.br/ciencia/116609-bashkir-curly-o-cavalo-dos-belos-pelos-encaracolados.htm