“Uma babá quase perfeita” é um grande sucesso e um clássico da Sessão da Tarde, pensando nisso, selecionamos algumas curiosidades sobre o filme.
Confira:
Robin Williams brilhou no papel de Daniel Hillard, um ator sem muita responsabilidade, que após o divórcio com a esposa se fantasia da babá Euphegenia Doubtfire para ficar próximo dos filhos. Fato curioso é que, em 1989, quatros anos antes do lançamento do longa, o ator acabou se casando com a babá Marsha Graces, que cuidava do filho mais velho dele, fruto do relacionamento com a ex Valerie Velardi. O relacionamento com Marsha durou até 2008. Inspiração o bastante para encarar o papel, não acham?
Robin Williams é conhecido por suas improvisações, e por conta disso, o diretor Chris Columbus costumava usar três câmeras na hora de fazer as cenas dele, justamente para conseguir pegar absolutamente todos os gestos e feições que ele fosse criando ao longo de sua atuação. Além disso, haviam diversos cortes do longa, com classificações etárias que iam de livre à 17 anos de idade! Dá pra imaginar Uma Babá Quase Perfeita como um filme adulto?
Um exemplo dessas improvisações aconteceu na cena do restaurante, já no final do filme. A Sra. Doubtfire toma vinho e sua dentadura sem querer cai dentro do copo! Ninguém sabia que o ator iria fazer isso na hora, portanto, as reações e risadas foram 100% genuínas.
A transformação de Robin Williams na babá Euphegenia Doubtfire levava até quatro horas e meia por dia para ficar pronta. Não é de se estranhar o fato de o longa ter levado o prêmio de Melhor Maquiagem no Oscar de 1994, né?
Sabe aquela cena em que, na pressa, Daniel derruba a máscara da Sra. Doubtfire e ela cai na rua, com um caminhão passando em cima? Pois é, demorou cerca de 50 tomadas para que eles acertassem a cena!
O roteiro de Uma Babá Quase Perfeita é uma adaptação do livro Alias Madame Doubtfire, de Anne Fine, lançado no ano de 1987.
De acordo com uma biografia, Robin Williams resolveu testar a credibilidade da caracterização da Sra. Doubtfire durante o filme! Sabe o que ele fez? Entrou em uma livraria para comprar um livro. Ele convenceu a todos e ninguém reconheceu o ator! Já o próprio filho do astro só o reconheceu mesmo quando ele falou algo.
Robin Williams se inspirou no diretor escocês Bill Forsyth para compor o sotaque de Euphegenia Doubtfire. Os dois ainda trabalhariam juntos em Segredos da Vida, de 1994.
Impossível imaginar esse papel sem ser de Robin Williams, mas outros atores tentaram ser a simpática babá: Bryan Cranston, Mel Gibson, Harrison Ford, Bill Murray e Tom Hanks foram considerados para interpretar a personagem.
Uma Babá Quase Perfeita também marca o início da parceria de Robin Williams com o diretor Chris Columbus. Após o filme, a dupla também trabalhou em Nove Meses e O Homem Bicentenário.
A casa, localizada em São Francisco, existe de verdade. Após a morte de Robin Williams, fãs criaram um memorial no local e a propriedade se tornou uma atração turística.
Mara Wilson conseguiu o papel de Natalie, mas sabe quem tentou conquistar o papel? Blake Lively! Os testes finais, inclusive, ficaram entre as duas atrizes mirins. Já os irmãos de Natalie no filme foram interpretados por Lydia Hillard, que deu vida à Lisa Jakub, e por Matthew Lawrence, que viveu Chris Hillard.
Stu, interpretado por Pierce Brosnan, originalmente era para ter sido um personagem arrogante e praticamente um vilão, mas Chris Columbus mudou de ideia e fez com que o ator interpretasse o personagem como se fosse um pai substituto para as crianças de Miranda.