Conheça curiosidades sobre o filme Titanic!

No dia 15 de abril, de 1912, um dos maiores acidentes de navio ganhou as manchetes: o RMS Titanic colidiu com um iceberg e afundou, horas depois, matando milhares pessoas. Mais tarde, mais precisamente em 1997, a história ganhou uma versão cinematográfica dirigida por James Cameron. O longa, além de relatar a tragédia, trouxe a história de amor entre Jack e Rose, interpretados respectivamente por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet – atriz que nasceu em 5 de outubro de 1975. Conheça, a seguir, algumas curiosidades sobre o clássico que bateu recordes de bilheteria!

Slide 2 de 12: A começar com uma curiosidade do próprio diretor: na icônica cena em que Jack desenha Rose, as mãos não são de Leo, mas sim, do próprio James Cameron! Na pós-produção, o cineasta, que é canhoto, usou um recurso de espelho na edição para que a cena ficasse ainda mais crível do ponto de vista de Leo, que é destro.

A começar com uma curiosidade do próprio diretor: na icônica cena em que Jack desenha Rose, as mãos não são de Leo, mas sim, do próprio James Cameron! Na pós-produção, o cineasta, que é canhoto, usou um recurso de espelho na edição para que a cena ficasse ainda mais crível do ponto de vista de Leo, que é destro.

Slide 3 de 12: Você sabia que Kate Winslet realmente mostrou os seios para Leonardo DiCaprio? Mas não na cena em que ele a desenha. Logo que eles foram apresentados, a atriz já sabia que teria que ficar nua na frente do colega e tratou de levantar a blusa, mostrando tudo, para já quebrar o gelo! E nem adiantou muito, já que na hora DiCaprio errou a fala e pediu para ela deitar na cama... no sofá! James Cameron gostou tanto do erro que o deixou no longa.

Você sabia que Kate Winslet realmente mostrou os seios para Leonardo DiCaprio? Mas não na cena em que ele a desenha. Logo que eles foram apresentados, a atriz já sabia que teria que ficar nua na frente do colega e tratou de levantar a blusa, mostrando tudo, para já quebrar o gelo! E nem adiantou muito, já que na hora DiCaprio errou a fala e pediu para ela deitar na cama… no sofá! James Cameron gostou tanto do erro que o deixou no longa.

Slide 4 de 12: Você, hoje, consegue imaginar outro ator vivendo Jack? Não, né? Pois saiba que a escolha inicial do estúdio era Matthew McConaughey, e não DiCaprio! Quem insistiu para que Leo conseguisse o papel foi o próprio diretor. E outro ator que chegou a rejeitar o papel do protagonista foi Johnny Depp, que hoje se diz arrependido por não ter aceitado viver o personagem.

Você, hoje, consegue imaginar outro ator vivendo Jack? Não, né? Pois saiba que a escolha inicial do estúdio era Matthew McConaughey, e não DiCaprio! Quem insistiu para que Leo conseguisse o papel foi o próprio diretor. E outro ator que chegou a rejeitar o papel do protagonista foi Johnny Depp, que hoje se diz arrependido por não ter aceitado viver o personagem.

Slide 5 de 12: E os atores não saíram ilesos dos sets! Jason Barry, que vivia o Tommy, e Leo, se machucaram na cena em que seus personagens usam um banco de madeira para quebrar a grade que mantinha os passageiros da terceira classe em seus corredores. Barry acertou seu queixo com o artefato, enquanto Leo machucou o ombro. Já Kate passou tanto tempo embaixo d'água que ficou com pneumonia e quase abandonou a produção.

E os atores não saíram ilesos dos sets! Jason Barry, que vivia o Tommy, e Leo, se machucaram na cena em que seus personagens usam um banco de madeira para quebrar a grade que mantinha os passageiros da terceira classe em seus corredores. Barry acertou seu queixo com o artefato, enquanto Leo machucou o ombro. Já Kate passou tanto tempo embaixo d’água que ficou com pneumonia e quase abandonou a produção.

Slide 6 de 12: Aliás, o vestido que a atriz usa na cena em que o navio afunda foi desenhado especialmente para ficar bom não só quando seco, mas também molhado. Deu certo, não é?

Aliás, o vestido que a atriz usa na cena em que o navio afunda foi desenhado especialmente para ficar bom não só quando seco, mas também molhado. Deu certo, não é?

Slide 7 de 12: Se você chorou com o casal de velhinhos que ficou abraçadinho enquanto o navio afundava saiba que eles não eram um casal qualquer. Os dois representavam Ida e Isidor Straus, donos da famosa loja de departamento Macy's. Ela teve uma vaga oferecida em um dos botes salva-vidas, mas quis ficar ao lado do amado, afirmando: Como vivemos juntos, devemos morrer juntos. Ai, espera que entrou algo no nosso olho aqui...


Se você chorou com o casal de velhinhos que ficou abraçadinho enquanto o navio afundava saiba que eles não eram um casal qualquer. Os dois representavam Ida e Isidor Straus, donos da famosa loja de departamento Macy’s. Ela teve uma vaga oferecida em um dos botes salva-vidas, mas quis ficar ao lado do amado, afirmando: Como vivemos juntos, devemos morrer juntos. Ai, espera que entrou algo no nosso olho aqui…

Slide 8 de 12: E você já viu o filme tantas vezes que já perdeu a conta? Não se sinta sozinho: o sucesso de bilheteria foi tanto que a Paramount, produtora do longa, teve que enviar rolos extras do filme para alguns cinemas, já que os rolos usados haviam se desgastado!

E você já viu o filme tantas vezes que já perdeu a conta? Não se sinta sozinho: o sucesso de bilheteria foi tanto que a Paramount, produtora do longa, teve que enviar rolos extras do filme para alguns cinemas, já que os rolos usados haviam se desgastado!

Slide 9 de 12: Tempo é algo bastante observado e aplicado no longa. Por exemplo, depois que Rose, já velhinha, morre, ela se reencontra com Jack na escada do navio. O relógio atrás dos dois marca duas horas e 20 minutos, mesma hora que o Titanic afundou na realidade. Aliás, todas as cenas que se passam em 1912 - ou seja, todas com Jack e Rose ainda jovens - somam duas horas e 40 minutos, o exato tempo que a embarcação levou entre a colisão até afundar de vez.

Tempo é algo bastante observado e aplicado no longa. Por exemplo, depois que Rose, já velhinha, morre, ela se reencontra com Jack na escada do navio. O relógio atrás dos dois marca duas horas e 20 minutos, mesma hora que o Titanic afundou na realidade. Aliás, todas as cenas que se passam em 1912 – ou seja, todas com Jack e Rose ainda jovens – somam duas horas e 40 minutos, o exato tempo que a embarcação levou entre a colisão até afundar de vez.

Slide 10 de 12: Muitas das cenas do filme foram improvisadas, como Rose agradecendo Jack por salvá-la, e quando ela recorda o local onde eles se conheceram quando o navio começa a afundar. Mas a cena mais curiosa que não estava no script é a que Rose cospe em Cal. No roteiro, ela o fura com um enfeite de cabelo, mas Kate sugeriu a mudança, que foi aprovada por James Cameron -, mas ficou como surpresa para Billy Zane, intérprete de Cal, que teve sua reação real de surpresa capturada pelas câmeras.

Muitas das cenas do filme foram improvisadas, como Rose agradecendo Jack por salvá-la, e quando ela recorda o local onde eles se conheceram quando o navio começa a afundar. Mas a cena mais curiosa que não estava no script é a que Rose cospe em Cal. No roteiro, ela o fura com um enfeite de cabelo, mas Kate sugeriu a mudança, que foi aprovada por James Cameron -, mas ficou como surpresa para Billy Zane, intérprete de Cal, que teve sua reação real de surpresa capturada pelas câmeras.

Slide 11 de 12: Por fim, você sabia que por pouco Lindsay Lohan não foi escalada para o filme? Pois é, a atriz era a principal escolha para viver Cora Cartmell, a garotinha da terceira classe que dança com Jack durante a festa em que Rose comparece. Mas como Lindsay tinha cabelos ruivos, os produtores temiam que pudesse haver confusões quanto a seu parentesco, já que Rose e sua mãe também eram ruivas. Sendo assim, Alexandra Owens foi escolhida.

Por fim, você sabia que por pouco Lindsay Lohan não foi escalada para o filme? Pois é, a atriz era a principal escolha para viver Cora Cartmell, a garotinha da terceira classe que dança com Jack durante a festa em que Rose comparece. Mas como Lindsay tinha cabelos ruivos, os produtores temiam que pudesse haver confusões quanto a seu parentesco, já que Rose e sua mãe também eram ruivas. Sendo assim, Alexandra Owens foi escolhida.

Slide 12 de 12: O mais discutido quando o assunto é Titanic, no entanto, é por que Rose não deixou Jack subir na porta com ela para que os dois pudessem sobreviver? Os Caçadores de Mitos testaram a hipótese e descobriram que a porta era sim forte o suficiente para suportar o peso dos dois, caso o colete salva-vidas de Rose fosse colocado por baixo dela, como uma boia. James Cameron, diretor e produtor do longa, participou do episódio e esclareceu que Jack teria que morrer por razões temáticas, mas assumiu que poderia ter usado uma porta menor para não abrir espaço para discussões.

O mais discutido quando o assunto é Titanic, no entanto, é por que Rose não deixou Jack subir na porta com ela para que os dois pudessem sobreviver? Os Caçadores de Mitos testaram a hipótese e descobriram que a porta era sim forte o suficiente para suportar o peso dos dois, caso o colete salva-vidas de Rose fosse colocado por baixo dela, como uma boia. James Cameron, diretor e produtor do longa, participou do episódio e esclareceu que Jack teria que morrer por razões temáticas, mas assumiu que poderia ter usado uma porta menor para não abrir espaço para discussões.

Créditos: MSN

Previous Article
Next Article