É necessário ferver o palmito em conserva antes de consumi-lo?

Ontem uma pessoa no twitter fez uma pergunta muito interessante: “gente é necessário ferver o palmito em conserva por 15 minutos????”

Publicidade

E pronto depois desse post várias outras pessoas ficaram desesperadas pensando que tinha algum tipo de doença e tudo mais

Então uma outra pessoa decidiu explicar o porque isso era necessário:

<
Publicidade

Então nós demos uma pesquisada na internet para saber o porque disso e descobrimos que de acordo com o Ministério da saúde, os produtos que estão em conservas, como o palmito, tem que ser fervido por 15 minutos.

Demos uma outra pesquisadinha e pegamos esse trecho do site huffpostBrasil

Publicidade

Mas por que se deve ferver?

A fervura é indicada pelo Ministério da Saúde porque as altas temperaturas podem eliminar as toxinas do botulismo. O botulismo é uma doença neuroparalítica grave causada pela ação da toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Segundo o Ministério, apesar de a doença ser rara, ela pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e conservas que não têm preservação adequada. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória. 

Os alimentos que representam maior risco são os vegetais em conserva, principalmente as artesanais, como palmito. 

Os sintomas do botulismo variam de acordo com o tipo de infecção da doença. No entanto, os sintomas mais comuns da doença, de forma geral, são dores de cabeça, vertigem, tontura, diarréia, náusea, vômito, visão turva, entre outros.

Atenção ao rótulo e aspecto do palmito

Além de ferver alimentos em conserva, o Ministério da Saúde também recomenda outros cuidados para evitar a contaminação pela bactéria causadora do botulismo através da alimentação. 

O principal deles é evitar consumir alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e aspecto. 

A Portaria da Anvisa de 1999 havia determinado que todos os produtos produzidos e comercializados no País deveriam ser etiquetados com a advertência “Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido, após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos”, mas atualmente esta norma não é seguida à risca. 

Para não correr o risco de contaminação, a ONG Food Safety Brazil recomenda não consumir palmito de origem duvidosa ou desconhecida, optar por conservas que apresentem o número de registro da Anvisa, certificação do Ibama e, se possível, selos que atestem a qualidade do produto. 

Por fim, evite ao máximo consumir palmito em restaurantes ou na rua (como pastel de feira), por ser difícil verificar a procedência do alimento.”

Eai o que você achou? você vai ferver os seus palmitos apartir de agora?

Só para não passar em branco

venha ver outras matérias no nosso site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *