Inscrições para o Encceja 2020 estão aberta: saiba como fazer a sua inscrição

Nesta segunda-feira (11) iniciou-se as incrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) que consiste em uma avaliação que objetiva certificar jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio.

As inscrições vão durar até o dia 22 de janeiro e a aplicação do exame será realizada no dia 25 de abril, domingo, em dois períodos: manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h30 às 20h30).

Qualquer pessoa que não tenha concluído os estudos das determinadas etapas de ensino e pretenda obter certificado poderá realizar inscrição. As únicas restrições são: ter no mínimo 15 anos, no caso do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos, no caso do ensino médio. O processo é completamente gratuito.

Para se inscrever, basta acessar a aba do ENCCEJA NO SITE DO INEP. Clique aqui para efetuar sua inscrição.

Será necessário informar o CPF e data de nascimento para acessar o sistema. Depois basta preencher seus dados e seguir as instruções para finalizar a inscrição na etapa correta. Durante o processo, é possível solicitar atendimento especial.

São aplicadas quatro provas para cada etapa escolar, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Ensino fundamental – Ciências naturais; matemática; língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física; história, geografia, filosofia e sociologia.

Ensino médio – Química, física e biologia; matemática; língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física; história, geografia, filosofia e sociologia.

Para orientar nos estudos, o site do Encceja disponibilizou materiais e provas dos anos anteriores e você pode conferir clicando aqui.

CONFIRA O CRONOGRAMA ENCCEJA 2020

11 a 22 de janeiro – Inscrições
1° de fevereiro – Resultado do atendimento pessoal
1° a 5 de fevereiro – Solicitação de recurso a recusa do atendimento pessoal
12 de fevereiro – Resultado dos recursos
11 a 21 de janeiro – Solicitação para uso do nome social
1° de fevereiro – Resultado da solicitação para uso do nome social
1° a 5 de fevereiro – Recurso
12 de fevereiro – Resultado do recurso
25 de abril – Aplicação das provas

Fonte: Opovo on-line

Previous Article
Next Article