Os 10 melhores livros de romance

Quem não gosta de uma boa história de amor? Histórias bem contadas nos encantam e nos fazem viajar para outras épocas, além de nos permitirem refletir sobre a nossa própria realidade a partir de universos fictícios. Um dos gêneros mais populares da literatura são os livros de romance, que nos cativam com personagens únicos, casais icônicos e momentos inesquecíveis.

Selecionamos os 10 melhores para todos os gostos. Confira a lista!

1. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Clássico da literatura, o romance da autora britânica Jane Austen se passa na Inglaterra aristocrática do século XIX. O livro aborda questões como casamentos, as normas e a ascensão social da época, além de falar sobre julgamentos. A narrativa conta a improvável história de amor entre a heroína Elisabeth Bennet e o aristocrata Sr. Darcy e é uma leitura indispensável para as fãs dos romances clássicos.

2. Para todos garotos que já amei

O livro da autora norte-americana Jenny Han, narra a história de Lara Jean, uma garota que está no primeiro ano do ensino médio e escreveu 5 cartas que jamais seriam enviadas para todos os garotos pelos quais já se apaixonou. Após essas cartas serem postadas, sem seu conhecimento, os 5 garotos a procuram e ela finge estar em um relacionamento com Peter, seu colega de escola, para evitar complicações com os outros meninos. O romance tornou-se um bestseller após a adaptação para o filme, produzido pela Netflix.

3. O morro dos ventos uivantes

Lançado em 1847 e escrito por Emily Bronte, o romance conta a história intensa de Catherine e Heathcliff, um dos casais mais famosos da literatura. O livro narra sobre amores impossíveis, vingança, loucura e obsessão. Apesar de clássico, a obra agrada diversos gostos e surpreende os leitores modernos.

4. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo é um livro juvenil e de narrativa leve, escrito por Benjamin Alire Sáenz. O romance conta a história de dois adolescentes, Aristóteles e Dante, que no início parecem ser muito diferentes, mas acabam encontrando no amor e na amizade vários pontos em comum que os ajudam a desvendar mais sobre eles mesmos e sobre a vida. É um livro sensível que nos ajuda a compreender nossas emoções e nos inspira a ser quem somos, sem medo disso.

5. Dom Casmurro

Considerado um dos romances mais famosos do mundo, Dom Casmurro é uma obra literária de Machado de Assis. A história é contada pelo ponto de vista do personagem Bentinho e sua história de amor com Capitu. O tema principal do livro são as supostas traições de Capitu com o seu melhor amigo Escobar. Leitura indispensável para os amantes do romance e da literatura nacional.

6. Um dia

Um dia é um bestseller do autor David Nicholls que narra a história de Emma Morley e Dexter Mayhew. Depois de se conhecerem, logo após a formatura, eles percebem que terão caminhos muito diferentes pela frente e então, prometem passar um dia juntos nos próximos anos. O romance narra os encontros e os flashes da vida dos dois durante 20 anos quando se encontram no dia 15 de julho. Trata-se de um livro fácil de ler e superemocionante!

7. Madame Bovary

Considerado o romance dos romances, Madame Bovary é a obra-prima do escritor francês Gustave Flaubert. O livro conta a história de Emma Bovary, uma mulher que se casou com o senhor Bovary mas não o ama por idealizar as relações amorosas baseadas nos romances que ela lê.

8. Garota exemplar

Escrito por Gillian Flynn, Garota exemplar é uma história sobre um relacionamento em crise. No quinto ano de casamento de Amy e Nick Dunne, ela desaparece deixando para trás evidências e um diário que incriminam Nick e fazem dela uma garota perfeita. Com uma narrativa palpitante, o leitor muda de opinião diversas vezes ao longo do romance.

9. O amor nos tempos do cólera

Obra do celebríssimo autor colombiano Gabriel García Márquez, O amor nos tempos do cólera narra a história de Gabriel García e Luiza Márques. Após serem separados pelo pai da jovem, o telegrafista Gabriel encontra uma maneira de encontrar Luiza onde quer que ela esteja para provar o seu amor. Os nomes dos protagonistas não são mero acaso, já que o romance é baseado na verdadeira história dos pais do autor.

10. A canção de Aquiles

Escrito por Madeline Miller, A canção de Aquiles narra a Íliada de Homero como uma história de amor entre Aquiles e Pátroclo, os personagens centrais do poema épico. O romance resgata momentos do texto original e fala de questões como o a guerra, o destino e a mitologia grega. É uma nova maneira de compreender a Ilíada, refletir sobre o amor que continua após a morte e pensar a respeito dos verdadeiros heróis das tragédias.

São histórias instigantes e, como você viu, há livros de romance para todos os gostos. Qual desses você vai ler primeiro?

Créditos: Dicas de mulher

Previous Article
Next Article