Por que a sexta-feira 13 é considera um dia de azar?

Hoje em dia quando nós falamos sobre a sexta-feira 13 as primeiras coisas que vêm na nossa cabeça provavelmente é a palavra “azar” e também rola todo aquele preconceito sobre os gatos pretos, mas você sabe o por que a sexta 13 tem uma fama tão negativa?

Conheça aqui de onde vem o azar do gato preto |
que gatinho fofo, no final tem a historia dele

Assim como outras festividades e tradições, o significado da sexta-feira 13 é incerto, mas existe algumas respostas e teorias que vão passando de geração a geração:

A primeira resposta remete ao cristianismo e ao contexto da Bíblia. Para os seguidores dessa religião o número 13 é um número amaldiçoado por ser o número exato de pessoas que estavam presentes na Última ceia de Jesus cristo, sendo o 13º o traidor Judas Iscariotes. Jesus então seria crucificado pouco tempo depois… em uma sexta-feira

A Última Ceia

A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Frigga. Cujo o nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha

Para se vingar, Friga passou a reunir-se todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade

Aventuras na História · Bruxas na Idade Média: A verdade por trás das  acusações

.A terceira suposição é de que o azar nesta data estaria relacionado a morte do deus Balder (ou Baldur) cultuado na mitologia nórdica. A cena é muito parecida a santa ceia: 12 deuses foram convidados para um grande banquete no Valhala, local onde se encontram. No final apenas um ficou de fora, Loki ele ficou enraivecido por não ter sido incluindo na celebração e causou a morte de Balder, instaurou o caos entre os demais.

Assim como no credo cristão, o décimo terceiro participante da história trouxe consigo a infelicidade e o infortúnio para os outros.

Frigga, a deusa do amor e da beleza na mitologia nórdica

Mas e o gato preto tadinho?

As pessoas dizem que o gato preto é um simbolo de azar desde muito tempo. Há lendas que dizem que o felino preto estaria relacionados a pactos como diabo e, por conta disso chegaram a ser perseguidos lá nos meados do século XV.

A cor do pelo e os hábitos noturnos do bichinho, fizeram com que ele fosse associado a prática de bruxaria e se tornou o símbolo de mau agoro. E isso é até interessante já que no passado os egípcios tratavam os gatos como divindades e não com desprezo.

Sexta-feira 13: A Superstição do Gato Preto | TEMS | Templo Espiritual  Maria Santíssima

Hoje em dia nós sabemos que não tem nada de errado com os gatinhos né? eles são maravilhosos inclusive eu tenho uma que se chama panterinha e é linda ♥

faça carinho em um gatinho <3

Créditos: M de mulher

Previous Article
Next Article