Tubarão-martelo raro é visto nadando nas águas de João Pessoa

Câmeras do projeto Megafauna marinha ameaçada, apoiado pelo Grupo Boticário, registraram uma cena rara no litoral paraibano: um tubarão-martelo-panã, um dos maiores tubarões martelos do mundo, ele fez sua aparição pouco usual nas águas brasileiras de João Pessoa (PB), assista o vídeo:

O tubarão-martelo-panã é o maior tubarão martelo do mundo e não costuma frequentar áreas do litoral brasileiro, mas os pesquisadores buscam identificar seus movimentos para tentar conter o alto risco de extinção da espécie

“Há registros de capturas por pescadores de exemplares fêmeas grávidas na Paraíba. As fêmeas se aproximam da costa para dar à luz, e é aí que ocorre a pesca incidental”, explica o pesquisador Wilson Oliveira Junior, que faz parte do projeto Megafauna Marinha Ameaçada, à Agência Brasil.

“A gente espera continuar vendo outros indivíduos durante nossa pesquisa e adquirir mais conhecimento sobre a área de vida do tubarão-martelo-panã e de outras espécies. Com isso, podemos começar a propor áreas marinhas protegidas que incluam os locais em que eles ocorrem”, disse o oceanógrafo.

Previous Article